25 de setembro de 2014

Dicas de Viagens: Paris

Paris

Quem nunca sonhou ir par a cidade da luz? Paris, uns dos lugares perfeitos para poder ter sua primeira viajem fora do Brasil. Eu como sonho com mil e um lugares, estou começando por Paris uma tour por web e ajudando vocês a escolher um lugar para sua primeira viajem fora do Brasil. 

A cultura de Paris é bem rica, tanto em escultura, arquitetura e como em pinturas. Uma das esculturas das datas mais diversas da época fica no centro ou nas margens de Sena, os canais de Sena (Fica entre Pont de Sully au Pont de Bir-Hakeim) constituem uma das mais belas paisagens fluviais urbanas (Faz parte  patrimônio mundial da UNESCO). A leste o Oeste de mesmo local, se localiza: a Notre-Dame, o Louvre, os Invalides, a Ponte Alexandre III, o Grand Palais, o Museu do Quai Branly, a Torre Eiffel e o Trocadéro.  Mais para o leste, importantes edifícios importantes foram construídos como o Ministério das Finanças, a seção François Mitterrand da Biblioteca Nacional da França entre outros.



A arquitetura contemporânea em Paris é mais localizada pelo Centro Georges Pompidou, que abriga o Museu Nacional de Arte Moderna assim como a Biblioteca Pública de Informação, essa biblioteca permite acesso de qualquer cidadão francês ou ate mesmo turistas. A arquitetura francesa também tem como “membro de ponto histórico” o Instituto do Mundo Árabe e as importantes realizações idealizadas pelo presidente François Mitterrand: a Biblioteca Nacional da França no novo bairro Paris Rive Gauche em pleno desenvolvimento, a Ópera Bastille e, provavelmente a mais célebre, a Pirâmide do Louvre, obra do arquiteto Ieoh Ming Pei erguida no pátio principal do Louvre. E as mais recentes arquiteturas são: O Museu do Quai Branly (Museu das Artes e Civilizações de África, Ásia, Oceania e Américas) Desenhado por Jean Nouvel.

(Foto panorâmica do topo da Torre Eifefl)                          

E as belas paisagens de parques e jardins, o coração de Paris é rodeado de parques e jardins como o Jardim das Tulherias que fica sobre a margem direita do Sena, próximo do Louvre. O Jardim Luxemburgo  sobre a margem esquerda do Sena era outrora uma dependência privada do castelo construído por Marie de Médicis. O Jardim das Plantas, instituído por Guy de La Brosse que era o médico de Luís XIII (Rei da França antiga)para o cultivo de plantas medicinais. Esse parque foi o primeiro parque aberto para os cidadãos franceses. Alguns jardins foram reformados e transformados em praças de bairros. Os bairros mais novos estão os parques mais planejados. O Parque Monceau, o Parque Montsouris e o Parque das Buttes-Chaumont, foram concebidos pelo engenheiro de Napoleão III. O Parque da Villette, planejado pelo arquiteto Bernard Tschumi, foi construído em um local onde ficava o antigo matadouro de Paris, que hoje é o maior parque do intra-muros. Durante a década de 90 mais dois parques feitos o Parque de Bercy, o Parque de Belleville

O café que é uma marca registrada da França, no ano de 1688 foi aberto à primeira cafeteria “Régence” (Que se localiza no Palais Royal) um ano depois (1689) foi inaugurada a cafeteria café “Procope”, na margem do Sena. Os cafés nos jardins do Palais-Royal ficaram mais famosos ao longo do século XVIII, que são considerados “terraços de café”. Esses terraços se expandiram tanto que chegaram a calçadas e bulevares no século XIX.

(Cafeteria Lesdeucmagots)

A cozinha francesa foi constituída pelos chefes franceses no período da revolução. Digamos que esses restaurantes antigos são de tradições mais lindas, sobre tudo, talvez um dos restaurantes mais antigo era ou foi o La Tour d'Argent (Localizado em Paris) fundada por Rourtaud. O primeiro restaurante da concepção da palavra moderna foi aberto em Paris na Rue des Poulies (Atualmente conhecida como  Rue du Louvre) fundada por Boulanger, que inventou o “cardápio” e a palavra “restaurante”. Também outros nomes de restaurantes famosos por Paris, um deles é a Taverna de Londres ( 26 da Rue de Richelieu).

Segundos minhas pesquisas, os hotéis mais luxuosos são Hôtel Ritz, que apareceu na Praça Vendôme e o Hôtel de Crillon abriu suas portas no lado norte da Praça da Concórdia

(Hotel luxuoso, Hôtel De Crillon)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquise